JAQUELYNE BALSANI

domingo, 17 de abril de 2011

Heranças genéticas

Como estou cursando o terceiro ano do ensino médio, a professora de Biologia passou um assunto novo, de genética, confesso que na hora pensei que fosse um assunto difícil, e que eu não me interessaria. Mas convenhamos que me enganei, não é um assunto enjoativo, tão pouco difícil.

Eu digamos que me saí bem nessa matéria, e desta vez queria fazer uma postagem diferente, do qual eu escrevesse da minha forma, que não copiasse de nenhum site.
Bom, pra dizer o que é genética temos que deixar bem claro:


"Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração"
As vezes queremos saber o por quê de certas características do nosso corpo, certo!? Mas não sabemos por que elas estão alí, ou por que elas vêm dos meus pais, ou as vezes só do pai, ou só da mãe. Então, isso que explicarei à vocês agora.


Cada pedacinho do nosso corpo vem de uma característica determinada em um gene, que é um guarda informações que fica dentro dos nossos cromossomos.


"Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos - biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA)."
 Para dar um exemplo, para vocês poderem entender, levamos em conta a cor dos olhos. Dentro de cada cromossomo do nosso corpo tem um gene que determina a cor dos nossos olhos, claro que ele só se manifestará na região dos olhos, embora esteja presente até nas células dos pés. Pensa... pra que que a cor dos olhos iria se manifestar nos pés?, pra nada... mas ela está ali, dormindo.
Você já ouviu falar em clone?, então... o clonador pode usar qualquer célula do corpo do doador, e fazer um igual, sabe por quê?, por que alí tem todas as informações necessárias, todos os dados.
Certo, entendido isso, vamos entender mais profundamente o que leva termos essa cor ou aquela nos olhos.

Na linguagem biológia, usamos a letra "a" na maioria das vezes para compararmos e fazermos o processo de cruzamento. Primeiro vamos entender.

Há os gens dominantes, e os gens recessivos... O gene dominante é aquele que tanto hererozigótico ou homozigótico se manisfesta, e o recessivo é o que apenas se manifesta de aparecer em homozigose.

Agora você se confundiu?

Calma, vamos lá...

Cada cromossomo tem um par de genes, por que um par?, por que é um da mãe, e um do pai gente.
Quando falamos heterozigoto, estamos falando que esses dois genes são diferentes um do outro, como nesta matéria estamos falando de cor dos olhos, vamos dar o exemplo que na heterozigose, seja assim, um gene de olho castanho, e um gene de olho azul. um diferente do outro certo?... heterozigótico.
Quando falamos em homozigoto, estamos falando que esses dois genes são iguais, exemplo... os dois genes são de olhos castanhos, ou os dois genes são de olhos azuis.

Pronto, facinho

Um massete para você não esquecer

Lembre de hetero, na nossa sociedade, na opção sexual, se você é hetero você gosta de um indivíduo diferente de você, ou seja, outro sexo (homem gosta de mulher, mulher gosta de homem)
Lembre de homo, na opção sexual denovo, quem é homosexual gosta de indivíduos iguais à ele, ou seja, mesmo sexo (homem gosta de homem, mulher gosta de mulher)

Tá.. facinho

Vamos começar com o probleminha para ficar ainda mais fácil a explicação(cor dos olhos)

Temos Amanda que tem o olho azul, e ela é esposa de Paulo, que tem os olhos castanhos heterozigótico.
ok
Vou deixar bem claro, que a cor castanha é dominante, e a azul é recessiva
Ou seja, se um gene tiver um gene de azul e um de castanho, a pessoa dona dessa genética terá o olho castanho, por que é mais forte.

Então representamos assim

A= gene de castanho
a = gene de azul

Então geneticamente Amanda é "aa"... Se ela fosse "Aa", ela teria olho castanho, como dissemos, se tem a característica dominante, é ela que aparece, e como dissemos, ela tem o olho azul, então só pode ser homozigótica, só pode ter gene de azul. Então fica "aa"
E Paulo, como diz na questão é heterozigótico, ou seja, ele tem gens diferentes um um do outro, e como já dissemos que ele tem o olho castanho, ele tem o (azão)"A"... e também como diz que ele é heterozigótico, um gene diferente do outro, este gene que está faltando para completar o par é um "a". OBS: não tem como ser outro "A" já que fala que é diferente, só pode ser (azinho)"a"... Então fica assim: "Aa"

Pronto, já temos as informações genética quanto a cor dos olhos da mãe e pai. A mãe é "aa" e o pai é "Aa".

Na hora da fecundação o pai doou um dos genes( Quando ele doa, ele não perde não viu gente, só passa igual), e a mãe também... Essa doação é aleatória, não há regras para saber, isso é a natureza quem decide.

Vamos fazer de conta que pronto, fecundou, e a mãe doou "a" (ela só podia doar "a" já que ela só tinha "a" para doar), e o pai doou "a" também... Mesmo o pai sendo "Aa" não sei o que aconteceu lá, a doação foi o (azinho)"a".

Agora o filho já tem dois genes, um do pai e um da mãe, pronto, formou o parsinho

Mãe "aa" → a
Pai "Aa" → a

Ou seja, o filho tem 2 (azinhos), o filho é assim: "aa"
Ai você pergunta, que cor terá o olho do filho?

aha, fácil gente.. lembra lá em cima?, castanho é "A", e azul é "a" .. se ele só tem "aa", ele tem a cor dos olhos azuis.

Agora, vamos dizer que ao invés de o pai ter doado o (azinho)"a", ele doou o (azão)"A"

Mãe "aa" → a
Pai "Aa" → A

Agora o filho de um (azão)"A", e um (azinho)"a"... pronto, formou o par, ele é "Aa"

Lembra?, se tiver a característica dominantes, que no nosso caso é a castanha, no gene, não importa se ele tiver um gene de outra cor, recessiva, que quem vai aparecer é a dominante?, então

trazuzindo:

"Aa" = "CASTANHOazul"   A COR DOS OLHOS DELE AGORA SERÁ CASTANHO

Explicando bem

aa = azul
Aa = castanho
AA = castanho

Por isso é representado pela letra "grande", por que é ela que manda, ela é a dominante, e a outra cor é representada pela "pequena" por que é recessiva, ou seja, não consegue se manisfestar com o poder da outra.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Outro exemplo

Túlio "AA" e Joana "Aa" teriam filhos ( Como vc pode ver os dois tem olhos castanhos)

Ai deu assim

Pai "AA" → A (Não tem como ele doar (azinho) já que ele não tem (azinho) "a"
Mãe "Aa" → A ( Ela poderia doar tanto um como outro, mas nesse exemplo ela doa o (azão)"A"

Ai o filho fica "AA"

Qual a cor dos olhos dele? ... CASTANHOCASTANHO ... gente, é castanho

Neste mesmo exemplo agora muda, a mãe agora doa o (azinho)"a".. aí fica assim:

Pai "AA" → A
Mãe "Aa" → a

o filho fica "Aa"

Qual a cor dos olhos dele? ... CASTANHOazul ... gente, é castanho

Ou seja, este casal nunca poderá ter filhos dos olhos azuis, por que para isso tinha que ficar "azulazul" "aa" ... e aí a mãe doa um (azinho)"a" e o pai outro... mas o pai não tem (azinho)"a" ... Então ... NÃO TEM POSSIBILIDADES DESTE CASAL TER O FILHO DE OLHO AZUL
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Agora outro exemplo: Maria Eduarda e Alex iam ter filhos. Maria Eduarda tem os olhos castanhos, e Alex também, e ambos são heterozigóticos.

ó, vamos ver bem o problema.

Tá dizendo que os dois tem olhos castanhos, pronto, já sabemos que é assim

Maria Eduarda: "A_"
Alex.................."A_"

Agora precisamos saber qual que ocupará aquele espaço vaguinho"_". No problema tá dizendo que eles são heterozigóticos, ou seja, no parsinho de cada um deles, um gene é diferente do outro. Se já foi usado o (azão) "A", agora vamos usar o (azinho)"a".... vai ficar assim:

Maria Eduarda: "Aa"
Alex................."Aa"

Pronto, já sabemos as características dos pais...

Vamos dizer que aconteceu este processo de doação:

M. Eduarda: "Aa" → A
Alex............."Aa" → A

o filho deles terá o olho castanho, por que ele é "AA"... CASTANHO CASTANHO

Ai agora finge que a doação foi assim:

M.Eduarda: "Aa" → a
Alex............"Aa" → A

o filho deles terá o olho castanho, por que ele é "Aa" ... CASTANHOazul

Agora ainda outro jeito de doação:

M.Eduarda: "Aa" → a
Alex...........:"Aa" → a

o filho deles terá o olho azul, por que ele é "aa" ... azulazul

Então, tá vendo?, pode sim acontecer de pais que tenham olhos castanhos tenham filhos de olho azuis, desde que eles seja heterozigóticos, como o casal Maria Eduarda e Alex.

==================================
Se os pais são ''AA'' ...ou seja, são homozigóticos de olhos castanhos
só pode dar o seguinte resultado

Mãe"AA" → A
Pai  "AA" → A         o filho será "AA" ... Não tem jeito dele nascer com o gene de "a" na sua composição, por que os pais não tem "a" pra doar.
==================================
Se os pais são "aa" ... ou seja, homozigóticos de olhos azuis, só pode dar o seguinte resultado

Mãe "aa" → a
Pai   "aa" → a           o filho será "aa" ... Não tem jeito dele nascer com o gene de "A" na sua composição, pois os pais não tem o "A" pra doar

Uma dica importante: TODA VEZ QUE O CASAL FOR HOMOZIGÓTICO, terá filho iguais à eles, como citamos nestes dois últimos exemplos acima.


 Vamos ver agora, a porcentagem de chances


Por exemplo gente, qual é a porcentagem de eu ter um filho do os olhos azuis se eu sou assim ou assado


Vamos cruzar os casais .. um é "aa" e o outro é "Aa"
é facil


olha a tabelinha

EXPLICANDO A TABELA; Você faz linha por coluna, linha por coluna... tá vendo lá que a linha é Aa, e a coluna é aa

            A        a
            ↓         ↓
 a   Aa       aa
 a   Aa       aa

Tabelinha feita... você vê que destes aí 2 dos 4 indivíduos teriam olhos castanhos e outros 2 teriam olhos azuis... Ou seja... 2/4 de chance de o filho do casal ter olhos castanhos, e 2/4 de chance de ter olhos azuis

A mesma coisa que 50% de chance.. por que metade de 4 é dois, e levando em conta a porcentagem, daria 50%.

EXPLICANDO GENÓTIPO E FENÓTIPO

GENÓTIPO é a característica falando "biologicamente"

Exemplo deste casal acima, onde eles tinha 50% de chance de ter um filho de olhos castanhos, e 50% de chance de ter um filho dos olhos azuis.

Quando for falar assim, você não poderá usar o termo "azul ou castanho" você tem que falar o que ele é Biologicamente.

Explicando melhor...

Vamos dizer que a questão pede que você diga o genótipo desse casal que acabamos de cruzar(ali em cima).

Tá ... aí você vai colocar assim... presta atenção!

50% heterozigótico (Estamos falando dos que vão sair de olhos castanhos, pois são "Aa")
50% homozigótico recessivo (Estamos falando dos que vão sair de olhos azuis, pois são "aa", e tem que acrescentar recessivo por que eles apresentam genes iguais, mas recessivos "aa" e não "AA", neste caso seria homozigótico dominante.

FENÓTIPO é a característica falando como vemos.

Agora sim podemos usar o termo azul ou castanho

Naquele exemplo, ficaria assim:

50% azul
50% castanho

Olha que fácil*

Mais exemplos em formas de questões

• Qual o genótipo e o fenótipo dos filhos de um casal com mãe homozigótica dominante e pai homozigótico recessivo?

          A     A
          ↓      ↓
a Aa      Aa
a Aa      Aa

100% heterozigótico (genótipo)
100% olhos castanhos (fenótipo)

Não tem chance de nascer homozigótico recessivo, não tem chance de nascer com os olhos azuis.

• Qual o genótipo e fenótipo dos filhos de um casal heterozigótico?

         A       a
         ↓       ↓
A AA    Aa
a Aa      aa

25% homozigótico dominante(genótipo)
25% homozigótico recessivo(genótipo)
50% heterozigótico(genótipo)

75% olhos castanhos(fenótipo)
25% olhos azuis (fenótipo)


*Nos exemplos, os nomes foram tirados na minha cabeça, portanto se coincidirem os fatos, é mera coincidência

8 comentários:

  1. Matéria mais do que fácil... E dá pra entender muito bem! =D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, que bela aula, hein. Tá vendo só, a internet é só cultura, para quem sabe usá-la, como bem explicou a nossa amiga. Cultura acima de tudo, levante essa bandeira também. Um beijão Jack

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, me ajudou muito vlw

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado tive uma prova e a sua explicassão me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. valeu!!! muito bom me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. valeuu!Eu sei que parece coisa de NERD,mas eu só tenho 11 anos e adoro saber de coisas do ensino médio,só que eu estou no sétimo ano .

    ResponderExcluir
  7. Tenho 2 filhos de olhos azuis . eu e meu marido temos olhos castanho. Sera que tenho chance de ter mais um filho de olhos azuis??

    ResponderExcluir
  8. Sim, isso prova que seus genes são Aa, e coincidentemente os filhos pegaram apenas os "a" de cada um. Isso é bem raro, mas tem sim, 25% de chance de acontecer.
    _ A a
    A AA Aa
    a Aa aa

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário para esta postagem.
Atenção, não use palavras ofensivas.
Obrigada por ler... Volte sempre que desejar pois será muito bem vindo(a)!