JAQUELYNE BALSANI

segunda-feira, 25 de abril de 2011

As funções de cada tipo de alimento

Alimento é tudo que podemos comer ou beber e que é indispensável para manter a vida, o crescimento, a reprodução e a saúde.

Não existe um alimento que, sozinho, forneça tudo o que o organismo precisa. Portanto, é necessário dispor de alimentação variada.


Os alimentos são constituídos de diversos elementos chamados nutrientes, responsáveis por determinadas funções do organismo.

Alguns alimentos contêm mais proteínas; outros, mais carboidratos ou mais vitaminas minerais, sendo, por isso, considerados fontes desses nutrientes. Em outras palavras, dependendo do tipo de nutrientes que contém em maior quantidade, cada alimento desempenha uma determinada função no organismo.

Mas o que são proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas? Vamos lá.

 Proteínas  são um dos principais materiais de construção do corpo e, por isso, indispensáveis para o crescimento e para a manutenção da vida. O organismo gasta constantemente suas proteínas, que precisam ser substituídas.
As crianças que não recebem proteínas suficientes em sua alimentação têm seu crescimento prejudicado, defeitos de postura, cansaço fácil, palidez e desânimo, falta de resistência contra doenças e difícil cicatrização.

 Carboidratos  são alimentos que dão calor e energia ao corpo. A falta de carboidratos no organismo manifesta-se por sintomas de fraqueza, tremores, mãos frias, desmaio. é o que acontece no jejum prolongado. O excesso de carboidratos no organismo transforma-se em gordura e provoca a obesidade.

 Gorduras  são nutrientes que, além de proteger o esqueleto, funcionam como um manto protetor contra o frio e como isolante do calor interno produzido pelo organismo. O excesso de gordura provoca aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, e o aumento do peso do corpo.

 Vitaminas  um organismo não se desenvolve adequadamente nem tem boa saúde se não estiver recebendo vitaminas. Necessitamos de vitaminas dos tipos A,D,E,K, Complexo B e Vitamina C para o bom funcionamento do organismo. Cada uma delas tem uma função específica. Deficiências podem causar cegueira noturna, raquitismo, entre outras doenças.

CRÉDITOS À REVISTA "PRAZER DE ESTAR BEM" GRUPO SENAI-SESI-FIESP-IRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário para esta postagem.
Atenção, não use palavras ofensivas.
Obrigada por ler... Volte sempre que desejar pois será muito bem vindo(a)!