JAQUELYNE BALSANI

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Paulistas são os mais acolhedores do país

O mapa do Brasil está estampado na bandeira de São Paulo. Mais que simbólico, isso é fato. Não há como pensar um sem o outro. Infelizmente, essa minoria racista e segregadora, causa um estrago muito grande na imagem dos paulistas perante o Brasil e o mundo.


Muitos outros moradores de outros estados do Brasil há um tipo de mau pensamento da população paulista, em função à uma minoria preconceituosa. O estado é o que mais possui imigrantes do Brasil, sendo que maioria de sua população não é portuguesa.
A forte imigração no final do século XIX e início do século XX, trouxe ao estado pessoas de todas as partes do mundo. Dos mais de cinco milhões de imigrantes que desembarcaram no Brasil, grande parte se fixou no estado de São Paulo. Atualmente, vivem em São Paulo treze milhões de italianos e descendentes, representando cerca de 32,5% da população do estado.


Brasão de Armas de São PauloA população descende principalmente de imigrantes europeus (sobretudo portugueses, italianos,espanhóis e alemães). Também há grandes comunidades de povos do Oriente Médio (libaneses,sírios e armênios) e Ásia Oriental (japoneses, coreanos e chineses), além de descendentes de africanos.
Muitas pessoas de outros estados brasileiros também migram para São Paulo em busca de trabalho ou melhores condições de vida. Em sua maior parte são pessoas oriundas da Região Nordeste do Brasil, de Minas Gerais e do Paraná.
Segundo estimativas do IBGE, em 2006 o estado de São Paulo possuía 41.055.734 habitantes e uma densidade populacional de 165,4 hab./km². Todo esse montante populacional representa 21% da população brasileira e 11% de toda a população sul-americana. Esse indicador, entretanto, apresenta contrastes pronunciados de acordo com a região analisada, variando de 2 375,2 hab./km² na Região Metropolitana de São Paulo até o valor mínimo de 23,5 hab./km² na região de Registro.

2 comentários:

  1. Pena que a maioria das pessoas do Brasil não reconheça isso. São preconceituosas com os paulistas, achando que somos otários. Isso talvez pelo fato da população ser mais europeia e mais fechada e não tão aberta e sem-vergonha quanto os "bahianos"

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário para esta postagem.
Atenção, não use palavras ofensivas.
Obrigada por ler... Volte sempre que desejar pois será muito bem vindo(a)!