Pode soar absurdo, mas um estudo que designou aleatoriamente diferentes regimes de sono a pessoas em dieta descobriu que os participantes com apenas cinco horas de sono por noite perdiam muito menos gordura do que os que dormiam oito horas e meia.
A perda de peso total não foi diferente - os dois grupos perderam cerca de três quilos em duas semanas -, mas o resultado principal de uma dieta é perder gordura, e não músculos, disseram os pesquisadores.
Os participantes com pouco sono sentiam mais fome do que os outros, e tinham níveis mais altos de grelina, um hormônio que estimula o apetite, segundo o estudo.
"O principal é que, se as pessoas estão tentando fazer dietas e perder peso por motivo de saúde, faz sentido dormir durante um bom período todas as noites", afirmou o Dr. Plamen D.
Penev, professor-assistente de medicina da Universidade de Chicago e principal autor do estudo, que está sendo publicado nesta terça-feira em "Annals of Internal Medicine".
"Se essas pessoas não estão dormindo o suficiente enquanto fazem a dieta, elas podem sentir mais fome e dificultar a adesão ao regime".
O estudo foi pequeno, incluindo apenas 10 adultos; eles moraram num centro de pesquisa clínica durante semanas para que seus exercícios, alimentação e sono pudessem ser rigidamente controlados e monitorados.
Muito interessante
ResponderExcluir