JAQUELYNE BALSANI

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brincadeiras de criança

Bom!
aproveitando que hoje é dia das crianças, eu resolvi postar uma lista e brincadeiras que eu mesma brincava. E uma, eu tinha uma criatividade!, a maioria das minhas brincadeiras eram inventadas por mim, ou pelo grupinho, que no caso eram eu, minha irmã... e os meus primos.

Hoje em dia se perdeu-se um pouco aquela animação das crianças por brincadeiras materiais, e não usando brinquedos tecnológicos e tal.

Vamos às brincadeiras caseiras:

-Gato mia

Quem nunca ouviu na brincadeira chamada gato mia? ... a preferida de todo mundo no quesito diversão. Simples, e fácil de se realizar, o GATO MIA é uma das melhores brincadeiras caseiras, e eu não poderia começar com nenhuma outra.
Nessa brincadeira precisa-se de no mínimo 3 pessoas. Funciona assim: Uma pessoa deve ser escolhida para começar, como o "pegador"... e o resto serão os gatos. É necessário um quarto, ou lugar escuro, onde seja difícil a visualização do ambiente ( até por isso o nome é gato mia, por causa que gato fica no escuro). Então os gatos correm para dentro deste quarto e vão se esconder... enquanto isso o pegador fica lá fora esperando até os gatos estiverem preparados para a entrada dele. Com um sinal, a brincadeira começa... O pegador deve estar vendado, e ele terá que achar os gatos dentro do quarto, seria como uma cabra-cega, só que muito mais divertido, isso por causa do quarto escuro, e se o pegador pegar um dos gatos, ele não pode apalpar, no lugar que ele pegou não pode passar a mão por outros lugares do corpo do gato. Então ele deve dizer a frase:" Gato mia!" ................... Então a pessoa, que é o gato que foi pego tem que miar, então o pegador tem que falar o nome da pessoa que miou, se ele acertar a pessoa está pega, e o novo pegador é este que foi pego. Mas se ele errar, a brincadeira continua, até ele pegar e acertar o nome.

- Pega-pega

Essa é outra que eu não poderia esquecer, uma das mais conhecidas, se não for a mais conhecida.
Nesta o jogo é simples, sai todo mundo correndo, e um tem que pegar, quem sr pego por último ganha, e tem o direito de escolher quem vai pegar na próxima partida.

- Esconde-esconde

Nossa! se não for a primeira brincadeira mais utilizada aqui no Brasil, ainda sobe no pódio.
Precisa no mínimo de 3 jogadores. Um tem que procurar, e os outros se esconder. O jogador que procura deve sair de onde ele conta, se não estará guardando caixão, e não vale, pois para um que se escondeu se salvar, ele precisa chegar no pique( o lugar onde o procurador conta antes de sair para a procura) e gritar: 123 (seu nome) salvo!...
Mas se ele for pego, o pegador tem que ir no pique e gritar: 123 (nome de quem ele viu) pego!
Acho que não há quem não conheça essa brincadeira, porém ela tem outros nomes ou outras regras, dependendo da região da pessoa, pois isso está relativo à cultura.

- Coelhinho sai da toca

Essa é uma brincadeira um pouco mais desconhecida, pelo fato de ser nova, porém trazer em suas finalidades conceitos das populares. A criançada se diverte bastante.
Nas regras são o seguinte, é preciso que tenha no mínimo 4 crianças, para ser legal, e que tenha alguns pontos coloridos, que no meu caso, eu usava aquelas cadeiras de área coloridas, é preciso ter uma pessoa que pegue, e as outras devem ter um ponto cada. Então cada criança deve escolher uma cadeira pra ficar, quando isso feito, o pegador, que é chamado de leão, vira, e todas aquelas crianças, em silêncio devem trocar de cadeira, mas atenção, não pode haver barulho... pois o pegado não pode saber para qual cadeira você está mudando. Ainda virado, o leão deve falar para cada cor de cadeira ir se esconder, veja o exemplo:
coelhinho da casa verde, vai se esconder --- então quem está na casa verde deve ir se esconder, mas sem falar, nada, o leão não pode saber quem que estava a casa verde.
e depois azul, ou amarelo, enfim, na ordem que quiser, só que apenas dizendo as cores que tem lá. Após o ultimo coelhinho sair, ele deve contar até dez, e sair a procurar o coelhos, e estes não podem se salvar, mas eles em o pique que é a sua cadeira, mas ele não pode ficar muito tempo grudado nela, se não é considerado que ele está pego
O objetivo desta brincadeira é de que o ultimo coelhinho a ser pegado vence, e tem o direito de escolher quem vai pegar, só que não pode repetir o mesmo pegador seguidamente.

- Rex

Outra brincadeira nova... Quem nunca viu na tv aqueles cachorrinhos indo correndo atrás do ossinho hein?
Pois é, essa brincadeira foi baseada nesse fato. Os membros são os REXs , e um tem que tacar a bolinha lá longe, e quem pegar primeiro a bola ganha o "ossinho"... que no caso esse ossinho pode ser substituido por uma bala coisa e tal.

- Ciranda cirandinha

Muito conhecida dentre as meninas, é uma das brincadeiras mais velhas, e nada mais é do que uma roda entre crianças, que ficam dançando e se remechendo.
sua cantiga é assim:

Ciranda cirandinha
vamos todos cirandar
vamos das a meia volta
volta e meia vamos dar
o anel que tu me destes era vidro e se quebrou
o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou

- Passa anel

A garotada gosta de correr, que são as brincadeiras preferidas de toda criança, só que esta foi feita para dias de chuva. Como não pode correr lá fora, então fica dentro de casa. São necessários para essa brincadeira um anel e no mínimo 4 crianças, óbvio que quanto mais, melhor.
Uma deve passar o anel dentre as mãos dos coleguinha, que estão em forma de palma, ele irá soltar o anel na mão de uma das crianças, só que esta não pode falar pra ninguém que o anel está na mão dela. Então aquela pessoa que passou e colocou o anel na mão de alguém, deve apontar um para chutar onde estaria o anel, e ele acertar, ganha, mas se errar, a devida pessoa que ele apontou terá que fazer o chute agora.

- Telefone sem fio

Nesta brincadeira quanto mais gente, melhor, além de ser divertida, não é apenas para crianças, qualquer idade pode brincar. As pessoas devem se enfileirar de lado, e de uma ponta da fila, um diz uma coisa no ouvido do outro, tem que ser uma frase. Então todo mundo tem que sair repetindo oque entendeu da frase do outro, não pode perguntar pra ele repetir, não pode, você tem que repassar o que entendeu... A última pessoa deve falar alto a frase que entendeu... e então o povo verá qual é a frase verdadeira. Um exemplo que aconteceu comigo, e eu nunca mais vou esquecer, pois foi muito engraçado, a frase inicial, que foi eu quem inventei era a seguinte: Amarre esse pano todo, e depois de passar por mais de 30 pessoas, essa frase virou: A vaca em cima do touro" ...kkkk... pelo amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário para esta postagem.
Atenção, não use palavras ofensivas.
Obrigada por ler... Volte sempre que desejar pois será muito bem vindo(a)!